Pesquisa de Documento

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

Segunda, 25 Maio 2020 09:21

Campanha de Conscientização e Prevenção Covid 19 Secretaria de Saúde e Meio Ambiente nos dias 06 a 17 de abril

O que é o novo coronavírus?

Os coronavírus são uma família de vários vírus que podem infectar humanos e animais. Os vários tipos de coronavírus causam doença respiratória superior leve em humanos. Já outros tipos de vírus como SARS-CoV e MERS-CoV, podem causar doenças respiratórias mais graves.

No final de 2019, um novo coronavírus chamado SARS-CoV-2 surgiu na China. Desde então, esse vírus se espalhou para muitos outros países do mundo. Uma infecção com SARS-CoV-2 causa uma doença respiratória chamada COVID-19 .

O COVID-19 pode ter complicações potencialmente graves, como problemas respiratórios e pneumonia. Por esse motivo, é importante reconhecer os sinais e sintomas do COVID-19 e como eles diferem da gripe, resfriado e doença do feno.

Nem todos com infecção por SARS-CoV-2 se sentirão mal. É possível ter o vírus e não desenvolver sintomas. Quando os sintomas aparecem, eles geralmente são leves e se desenvolvem lentamente. Os sintomas mais comuns são:

Febre

Tosse

Fadiga

Falta De Ar

Alem disso, algumas pessoas com COVID-19 podem ter sintomas outros sintomas como:

Coriza Ou Nariz Entupido

Dor De Garganta

Dor De Cabeça

Dores E Dores No Corpo

Diarreia

Os sintomas respiratórios podem piorar na segunda semana da doença. Isso parece ocorrer após 8 ou 9 dias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de de 1 em 5 pessoas com COVID-19 vão ficar gravemente doente. Esses indivíduos podem desenvolver pneumonia grave ou insuficiência respiratória e podem precisar de oxigênio ou ventilação mecânica.

Grupo de risco do COVID-19

Você corre um risco maior de contrair COVID-19 se :

Morar ou viajar em uma área onde o COVID-19 infectada ou a transmissão comunitária está ocorrendo.

Está ou esteve em contato próximo com alguém que tenha sido diagnosticado.

Os médicos ainda estão tentando entender quem corre maior risco de ter COVID-19 grave. Atualmente, os grupos de risco do COVID-19 graves parecem ser:

Idosos

Sofrer de doenças cronicas, tais como diabetes , pressão arterial elevada , doenças cardíacas ou pulmonares.

O que você pode fazer para se proteger do coronavírus?

Siga as dicas abaixo para ajudar a proteger você e outras pessoas contra o COVID-19

Lave suas mãos. Lave as mãos frequentemente com sabão e água morna. Se isso não estiver disponível, use álcool.

Evite tocar seu rosto. Tocar o rosto ou a boca se você não lavou as mãos pode transferir o vírus para essas áreas e pode te deixar doente.

Evite contato próximo com pessoas doentes. Se você estiver perto de alguém que tosse ou espirra, tente ficar pelo menos 3 metros de distância.

Não compartilhe itens pessoais. Compartilhar itens como utensílios e copos pode espalhar o vírus.

Cubra a boca quando tossir ou espirrar. Tente tossir ou espirrar na dobra do cotovelo ou em um lenço de papel. Certifique-se de descartar imediatamente os lenços e papeis usados.

Fique em casa se estiver doente. Se você já estiver doente, fique em casa até se recuperar.

Limpe as superfícies. Use sprays ou panos de limpeza doméstica para limpar superfícies como maçanetas, teclados e bancadas.