Quinta, 08 Julho 2021 15:22

Assistência Social distribui cestas básicas e cobertores no Distrito de Novo Paraíso

Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação

No último dia primeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega de de 20 cobertores, 40 cestas básicas e 40 kits de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade que moram no Distrito de Novo Paraíso. O material distribuído tem origem na soma de duas iniciativas do Governo do Estado de Mato Grosso: o programa Aconchego e a campanha Vem Ser Mais Solidário. As famílias atendidas, tanto na zona rural quanto urbana, passam por uma análise socioeconômica que prioriza as famílias que apresentam maior vulnerabilidade econômica e que seus membros estejam potencialmente sofrendo com insegurança alimentar (que é a incerteza da capacidade de sustento dos membros do núcleo familiar).

Na cerimônia de distribuição, estiveram presentes representantes do Executivo Municipal, como a prefeita Luzia Brandão e a vice-prefeita, Isabel Fernandes. Vereadores do município, como Mário Valadares, Daiane Belém e Sirleide Jorge também marcaram presença para acompanhar de perto a entrega do material. "Somos o segundo munícipio no ranking de beneficiados pelo Governo do Estado", disse a prefeita durante a cerimônia, lembrando que Ribeirão Cascalheira perde apenas para Barra do Garças no número de material destinado pelo Governo de Mato Grosso.

A entrega foi realizada pelos agentes da assistência social, chefiados pela assistente social Silvani Gomes, incluindo os servidores do CRAS no Distrito. As famílias inscritas para receber o material que não foram contempladas no dia da entrega podem recorrer junto ao CRAS. "Nós seguimos critérios técnicos e específicos, por isso pode acontecer de nem todos os inscritos serem beneficiados", relata a auxiliar administrativo do CRAS, Núbia Ferreira Dias Lopes, que monitorou a seleção e distribuição no distrito.

O Programa e a Campanha

Capitaneado pela primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virgínia Mendes, o Programa Aconchego atende todos os municípios do Estado desde a sua criação em 2019, fornecendo cobertores para auxiliar as famílias em vulnerabilidade no período mais frio do ano. Diante dos efeitos da pandemia, a Campanha Vem Ser Mais Solidário, também comandado pela primeira-dama, somou forças acrescendo a entrega de cestas básicas para as famílias atingidas pela insegurança alimentar.

Em 2019 e 2020, pelo 300 mil famílias foram beneficiadas pelo Programa Aconchego no total e a meta desse ano é superar as marcas anteriores. Em 2020, mais de 60 mil cestas básicas foram entregues pela Campanha Vem Ser Mais Solidário.