Prefeita  |  Vice-prefeita  |  Equipe de governo  |  História  |  Demografia  |  Símbolos  |   Hino  |  Economia  |  Turismo  |  Contato  |   WEBMAIL

Expediente: Segunda a Sexta-feira, dás 07:00hs ás 13:00h
Quinta, 24 Agosto 2023 10:15

Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, promoveram a Feira de Ciências

Por:

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, promoveram a Feira de Ciências.

Feira de Ciências 05 de junho de 2022

Local : Barracão da Igreja Católica

Horário: das 17h as 20h

Público estimado : 300 pessoas

As Secretarias de Educação e Meio Ambiente, realizaram a Feira de Ciências , com a finalidade de promover o ensino, a prática cientifica no ambiente escolar, bem como despertar vocações cientificas e/ou tecnológicas e ao mesmo tempo instiga-los a solucionar problemas reais nas comunidades.

A Feira de Ciências teve como foco central, a elaboração de projetos pedagógicos orientados pelos coordenadores das escolas municipais, onde os alunos foram protagonistas, participando ativamente de todo processo. Pra tanto, os coordenadores escolares, receberam uma formação através da parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde a Professora e atual secretária de Meio Ambiente, Vitória Régia Alves de Oliveira, realizou a formação a partir de encontros semanais , além de palestras e rodas de conversa realizadas com os professores nas unidades escolares.

“Com a junção da teoria à prática, trabalhando a metodologia ativa com os alunos, o conhecimento adquirido por eles são satisfatórios e prazerosos ao mesmo tempo, fico muito feliz com a participação de todas as unidades escolares, pois as escolas estão realizando essa atividade com excelência, conhecimento e comprometimento, tendo como principal objetivo o conhecimento adquirido do aluno” ressalta Secretaria de Educação Osmarina Santos.

A Secretária Osmarina também agradece o apoio da prefeita Luzia Nunes Brandão que através da atual gestão, oferece todo apoio para a realização desses eventos e parabeniza também, todos os envolvidos; professores, gestores, coordenadores, pessoal de apoio, equipes e Departamentos da Secretaria no desenvolvimento dessa ação.

A prefeita Luzia Brandão também parabenizou todos envolvidos nessa ação e agradeceu a participação dos estudantes em práticas onde a aprendizagem se torna mais agradável e significativa. “Atividades como essas contribuem para a formação dos alunos. Gratidão a toda comunidade escolar engajada na realização da Feira de Ciências.
Durante as apresentações, pude ver uma grande diversidade de experimentos e muita criatividade", comentou a prefeita.

Com o Projeto Feira de Ciências, as secretarias envolvidas buscaram através do acompanhamento dos profissionais , o desenvolvimento de atividades de pesquisa objetivas no aporte teórico e prático, junto aos estudantes da educação básica. Participaram da Feira de Ciências: As Escolas Municipais Urbanas, CMEIS, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA , ESCOLAs MUNICIPAIS DO CAMPO, APAE.

“Quando a gente ama, a gente cuida. Este ano buscamos fazer com que os alunos reflitam sobre a importância de cada cidadão nas ações de proteção e para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente Vitória Régia”.

Com este projeto, buscou-se fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos contextualizados com a realidade local e regional, onde as temáticas ambientais tiveram uma representatividade considerável. Em suma, as práticas constituíram um princípio educativo e de formação humana, despertando a vocação nos estudantes pela ciência e tecnologia.

Visualizada 425 vezes
Compartilhe!