Imprimir esta página
Segunda, 13 Dezembro 2021 11:15

O monitoramento das tartarugas da Amazônia

Por:

Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação

Em Visita ao Refúgio da Vida Silvestre- Quelônios do Araguaia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo juntamente com a equipe da SEMA vieram acompanhar o monitoramento das tartarugas da Amazônia.

Criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia colabora anualmente com o nascimento de pelo menos 300 mil tartarugas-da-amazônia, espécie que estava ameaçada de extinção e que hoje povoa os lagos da região extremo norte de Mato Grosso, no Norte Araguaia.

Embora o trabalho em parceria com o Ibama e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Aliança da Terra seja realizado durante o ano inteiro, com monitoramento e fiscalização para impedir caça e pesca depredatória na unidade de conservação estadual, a intensificação ocorre entre setembro e dezembro, período de desova e nascimento dos filhotes nas principais praias dentro do refúgio.

Esteve presente na visita a nossa Secretária de Meio Ambiente e turismo, Vitória Régia Alves de Oliveira ao lado do Promotor: Marlon Pereira Rodrigues e Adelan Souza Remédios, Diretor de Turismo.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira -MT juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo apoia esse projeto que envolve um conjunto de diagnósticos e prognósticos baseados nas pressões, ameaças; pontos positivos e negativos, na caracterização da biodiversidade e do meio físico focado para a manutenção da espécie-alvo. Com esse projeto , também será possível identificar possíveis produtos e serviços que poderão ser disponibilizados para o turismo na região, como instalação de pousadas, programação de passeios para acompanhar nascimento, desova e outras atividades de conscientização e contato com a natureza. Acrescentou Vitória Régias .

Visualizada 606 vezes
Compartilhe!