Encerramento do Curso de Formação Brigadista Florestal

Publicado por: Terça, 16 Agosto 2022 15:18 154

Nesta Segunda-feira, 15/08, foi o encerramento do Curso de Formação Brigadista Florestal, uma parceria entre Prefeitura Ribeirão Cascalheira, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Com essa parceria, o município dará apoio ao Corpo de Bombeiros nas ações de combate a incêndios florestais neste período de estiagem, em que aumenta os focos de fogos.

O Subtenente Bombeiro Militar- Vinícius de Freitas Bassan, comentou que a corporação tem um poder de atuação limitado e quando recebe esse apoio do município aumenta a capacidade de atuação no que diz respeito ao combate a incêndios florestais. "Treinamos os brigadistas, que estarão aptos a nos dar esse suporte. Com esse reforço, a quantidade de ocorrências que vamos conseguir atender é bem maior do que se tivéssemos sozinhos. Com essa parceria, o município nos oferece condições de atendermos um número maior de ocorrências e chegar mais próximos de quem precisa de ajuda", destaca.

Foram três dias de treinamento intensivo ministrado pelos bombeiros em que os brigadistas tiveram aulas teóricas e práticas, com noções de primeiros socorros e combate a incêndios. Será explanado sobre os tipos de fogos, como é feita a aproximação aos incêndios, que tipos de materiais podem ser utilizados, de que forma podem atacar o incêndio e como cuidar-se para não ser atingindo pelas chamas. "Depois dessas aulas, eles estão aptos a fazer o combate a incêndios, sempre acompanhados por bombeiros, para que de maneira alguma corram riscos", explicou o Subtenente .

A Secretária de Meio Ambiente, Vitória Régia, adiantou que a intenção é montar uma equipe permanente de brigadistas para que auxiliem tanto nas ações de combate a fogo urbano como também rural.

Disk Queimadas / plantão Fiscais Meio Ambiente (66) 9994-7677, Corpo de Bombeiros 193.