Aldeia Etenhiritipá recebe Escola Municipal de Educação Infantil

Publicado por: Quarta, 05 Maio 2021 15:23 691

Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação

Na última terça-feira (4), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira-MT, através da Secretaria Municipal de Educação, inaurou uma sala de aula na Aldeia Etenhiritipá, que representa um marco na instalação da nova Escola Municipal. O objetivo dessa nova sala é atender crianças de 4 e 5 anos, que antes não eram acolhidas no ambiente escolar. 

A Secretária de Educação, Osmarina Santos, explica que anteriormente a aldeia contava apenas com uma unidade escolar pertencente ao Governo do Estado, mas que agora a nova sala representa a abertura da Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Utebrewe Etenhiritipá. "O nosso intuito é direcionar os investimentos para melhorar o acesso à educação para todos os municípes de Ribeirão Cascalheira, inclusive os que moram nas aldeias, sempre respeitando a diversidade cultural", disse a secretária. 

Na inauguração, também estiveram presentes a vice-prefeita, Isabel Fernandes e o representante da Funai, Luciano Mendes. Na oportunidade, o Cacique da aldeia, Jurandir Siridiwê, agradeceu o empenho da gestão em ampliar e melhorar a oferta de educação indígena dentro do município. "A educação para a nossa comunidade tem um sentido muito maior, por isso ficamos com muita gratidão", completou o chefe da aldeia.