Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação PROVOCAR QUEIMADAS É CRIME E PODE GERAR PENA DE ATÉ QUATRO ANOS DE RECLUSÃO Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente. No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o…
No dia 24 de Março de 2022 a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira se reuniu com a Sra.Maria Dulce Resende Oliveira- Superintendência de Educação Ambiental, a Sra. Gabriela Rocha Priante Teles de Avila - Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade e a Sra. Sanny Costa Saggin - Coordenadora de Unidades de Conservação da SEMA-MT, para tratar  de assuntos referentes ao Refúgio da Vida Silvestre- Quelônios do Araguaia e o termo de cooperação técnica entre a SEMA e a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira. A Reunião aconteceu na sala de Reuniões do GSAGA SEMA na Capital Cuiabá. Estiveram presentes…
Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação Em Visita ao Refúgio da Vida Silvestre- Quelônios do Araguaia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo juntamente com a equipe da SEMA vieram acompanhar o monitoramento das tartarugas da Amazônia. Criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia colabora anualmente com o nascimento de pelo menos 300 mil tartarugas-da-amazônia, espécie que estava ameaçada de extinção e que hoje povoa os lagos da região extremo norte de Mato Grosso, no Norte Araguaia. Embora o trabalho em parceria com o Ibama e a Organização…
Nesta terça-feira (31), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira firmou o compromisso de implementação do projeto ambiental de coleta seletiva de resíduos sólidos. A ação, que faz parte do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Meio Ambiente.  O projeto terá sua implementação iniciada nas redondezas do secador CHS e contará com a coleta seletiva nas residências da vila e no alojamento do secador, além de ações de educação ambiental direcionadas ao público infanto-juvenil. “Nossa meta é levar a conscientização ambiental para todos os moradores do município”,…
Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação Na última segunda-feira (16), uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a Ribeirão Cascalheira para auxiliar o município no combate a incêndios florestais durante o período de estiagem. A equipe é formada por 5 bombeiros militares de diferentes municípios, que estão ligados ao Comando Regional IV de Barra do Garças e estão a disposição do Batalhão de Emergências Ambientais, de Cuiabá. Haverá um revezamento da equipe a cada semana. A primeira equipe conta com um militar de Barra do Garças, dois de Nova Xavantina e um de Confresa. De acordo com a Prefeitura…
No dia 24 de Junho de 2021 foi realizado na cidade de Canarana-MT o ''Encontro de IGRs( Instância de Governança Regionais)''. O Evento contou com Representantes de 7 municípios participantes, Ribeirão Cascalheira esteve presente para receber o diagnóstico criado pelo Sebrae para assim fazer uma ação conjunta aos municípios participantes da IGR.  O Encontro teve como foco o levantamento de demandas Turísticas e a Importância do Turismo na Região. Esteve presente para receber o diagnóstico o Representante do Turismo do Município de Ribeirão Cascalheira  o Sr. Adelan de souza Remeds, juntamente com a vice prefeita Isabel Fernandes. Participaram desse evento os…
Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação Neste mês de maio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira firmou parcerias que visam garantir a reciclagem do material depositado no lixão do município. A primeira delas foi com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (ACAMARA), que se encarrega a partir de então a fazer a destinação correta dos resíduos sólidos descartados em Ribeirão Cascalheira. O acordo entre as partes foi firmado mediante termo de parceria assinado no último dia 17 pela prefeita municipal, Luzia Brandão, e a presidente da ACAMARA, Vanuza Gonçalves da Silva.  A parceria do município se…
Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação   A Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, abre inscrições para o Projeto de Reciclagem denominado de "RCicla", que visa o estímulo ao aprendizado de reciclagem, a conscientização ambiental e a valorização do artesanato ecológico na região.  As inscrições para o projeto estão abertas e podem ser realizadas por telefone ou por mensagem instantânea (whatsApp), através do número (66) 99943-7677. Qualquer pessoa que tenha interesse em artesanato e reciclagem, bem como pessoas que já possuem experiência com artesanato ou artesãos profissionais, podem se inscrever. A secretária…
por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação Nesta segunda (8), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira, em parceria com o Sindicato Rural, realizou uma conferência pública sobre o novo zoneamento socioeconômico ambiental.Presente na reunião, a prefeita Municipal, Luzia Brandão, afirmou que os esforços políticos devem se concentrar em achar soluções viáveis para revisar os estudos que baseiam a proposta. "Nossa realidade de vivência e de produção deve ser considerada para qualquer decisão a ser tomada", completou. A conferênciaO evento trouxe como objetivo debater os impactos da possível aprovação da lei para o município e contou com a presença do Deputado…
Por Jessé Santos | Assessoria de comunicação de Ribeirão CascalheiraNesta quarta-feira (03), cerca de 15 prefeitos da região do Araguaia se reuniram em Barra do Garças para debater sobre os efeitos do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT) de 2018. Entre os municípios presentes, Ribeirão Cascalheira foi representada pela chefe do Executivo, Luzia Brandão, acompanhada pela vice-prefeita, Isabel Fernandes, além da equipe jurídica. Nesta quarta-feira (03), cerca de 15 prefeitos da região do Araguaia se reuniram em Barra do Garças para debater sobre os efeitos do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT) de 2018. Entre os municípios presentes, Ribeirão…