A prefeitura municipal de Ribeirão Cascalheira , por meio da secretaria municipal de meio ambiente e em cumprimento da lei 14.026/2020, conhecida como o novo marco regulatório do saneamento básico, que prevê algumas mudanças de grande impacto para as políticas públicas, como a adoção da regionalização dos serviços de saneamento; a concorrência e a privatização do saneamento básico; a obrigatoriedade contratual de previsão a transposição do lixo é regulamentada pela lei mencionada a cima. A medida para transportar o lixo do município, foi tomada por conta dos custos elevados que seriam utilizados para manter um aterro sanitário legalizado no município.…
No último dia 23/08 foi realizado na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo a 1º etapa de Treinamento Especializado em Desburocratização. O treinamento será feito em 3 etapas visando a articulação e implementação de ações de melhoria com os Órgãos e Secretarias Municipais para desburocratizar e racionalizar os processos de registro de empresa do nosso Município, e por fim integrá-los à Redesimples, através de sistema integrar on-line. No Treinamento esteve presente o Secretário de Turismo Adelan de Souza, O Consultor do Sebrae Mayquel, o engenheiro Rodrigo Diniz, e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de…
Ocorreu dia 29/06 as 9:00 hs da manhã no barracão da Feira Coberta um Evento que deu Início do Projeto lançamento Inventário Turístico do Município. O Evento foi realizado pela prefeitura Municipal e Departamento de Turismo com a presença da Vice-Prefeita Isabel Fernandes, Diretor de Turismo Adelan e Palestrantes do Sebrae com o Programa Cidade Empreendedora. Tivemos também a presença da Secretária de Educação Osmarina, Membros do Conselho de Turismo, professores, alunos e empresários locais. Durante a apresentação do Projeto Inventário Turístico houve um levantamento de lugares para criar o caminho a ser visitados, como Pousadas, Hotéis, Rios, Casa de…
A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretária de Meio Ambiente e Turismo, realizou uma Audiência Pública no dia 25 de Maio de 2022 as 19h:00 na Câmara Municipal de Ribeirão Cascalheira com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MT através da Diretoria Operacional e o Batalhão de Emergência Ambiental, por meio do Comando Regional IV de Barra do Garças MT, o evento contou com a presença da População. Estiveram presentes no Evento a Vice-prefeita Sra. Isabel Fernandes, Promotor de Justiça Sr. Roberto Arroio Farinazzo Júnior, Secretaria de Meio Ambiente Sra.Vitória Regia, Delegada de Polícia Civil Sra.…
Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretária de Meio Ambiente e Turismo, convida a população para uma Audiência Pública no dia 25 de Maio  de 2022 as 19h:00 na Câmara Municipal de Ribeirão Cascalheira com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MT através da Diretoria Operacional e o Batalhão de Emergência Ambiental, por meio do Comando Regional IV de Barra do Garças MT .  A Audiência Pública tem como Tema Principal as Queimadas Ilegais e suas Consequências, considerando a chegada do período proibitivo de 15 de Julho a 30 de Setembro…
Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação PROVOCAR QUEIMADAS É CRIME E PODE GERAR PENA DE ATÉ QUATRO ANOS DE RECLUSÃO Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente. No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o…
No dia 24 de Março de 2022 a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira se reuniu com a Sra.Maria Dulce Resende Oliveira- Superintendência de Educação Ambiental, a Sra. Gabriela Rocha Priante Teles de Avila - Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade e a Sra. Sanny Costa Saggin - Coordenadora de Unidades de Conservação da SEMA-MT, para tratar  de assuntos referentes ao Refúgio da Vida Silvestre- Quelônios do Araguaia e o termo de cooperação técnica entre a SEMA e a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira. A Reunião aconteceu na sala de Reuniões do GSAGA SEMA na Capital Cuiabá. Estiveram presentes…
Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação Em Visita ao Refúgio da Vida Silvestre- Quelônios do Araguaia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo juntamente com a equipe da SEMA vieram acompanhar o monitoramento das tartarugas da Amazônia. Criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia colabora anualmente com o nascimento de pelo menos 300 mil tartarugas-da-amazônia, espécie que estava ameaçada de extinção e que hoje povoa os lagos da região extremo norte de Mato Grosso, no Norte Araguaia. Embora o trabalho em parceria com o Ibama e a Organização…
Nesta terça-feira (31), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira firmou o compromisso de implementação do projeto ambiental de coleta seletiva de resíduos sólidos. A ação, que faz parte do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Meio Ambiente.  O projeto terá sua implementação iniciada nas redondezas do secador CHS e contará com a coleta seletiva nas residências da vila e no alojamento do secador, além de ações de educação ambiental direcionadas ao público infanto-juvenil. “Nossa meta é levar a conscientização ambiental para todos os moradores do município”,…
Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação Na última segunda-feira (16), uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a Ribeirão Cascalheira para auxiliar o município no combate a incêndios florestais durante o período de estiagem. A equipe é formada por 5 bombeiros militares de diferentes municípios, que estão ligados ao Comando Regional IV de Barra do Garças e estão a disposição do Batalhão de Emergências Ambientais, de Cuiabá. Haverá um revezamento da equipe a cada semana. A primeira equipe conta com um militar de Barra do Garças, dois de Nova Xavantina e um de Confresa. De acordo com a Prefeitura…
Página 1 de 2