Prefeitura de RC participa de conferência sobre zoneamento ambiental em Barra do Garças

Publicado por: Quinta, 04 Fevereiro 2021 21:20 522

Por Jessé Santos | Assessoria de comunicação de Ribeirão Cascalheira

Nesta quarta-feira (03), cerca de 15 prefeitos da região do Araguaia se reuniram em Barra do Garças para debater sobre os efeitos do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT) de 2018. Entre os municípios presentes, Ribeirão Cascalheira foi representada pela chefe do Executivo, Luzia Brandão, acompanhada pela vice-prefeita, Isabel Fernandes, além da equipe jurídica. Nesta quarta-feira (03), cerca de 15 prefeitos da região do Araguaia se reuniram em Barra do Garças para debater sobre os efeitos do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT) de 2018. Entre os municípios presentes, Ribeirão Cascalheira foi representada pela chefe do Executivo, Luzia Brandão, acompanhada pela vice-prefeita, Isabel Fernandes, além da equipe jurídica. 


As lideranças presentes expressaram forte preocupação com o impacto que a medida pode ocasionar ao agronegócio, em especial à pecuária da região.
Também foi pautada na reunião a recentemente decisão do Governo do Estado em abrir consulta pública sobre o tema sem o devido debate interno com as categorias possivelmente afetadas. 
Além dos 15 prefeitos e representantes dos municípios do Araguaia, participaram da reunião o presidente da Associação dos Municípios Mato-grossense (AMM-MT), Neurilan Fraga, e o presidente da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA-MT), Daniel do Lago, que defendem a suspensão da consulta pública sobre o zoneamento.


O novo zoneamento irá abranger os municípios de Cocalinho, Água Boa, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Canarana, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, Nova Xavantina, Confresa, Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia e Canabrava do Norte, em áreas ribeirinhas e afastadas dos rios Araguaia, das Mortes e Cristalino.