RCicla: projeto de reciclagem em Ribeirão Cascalheira abre inscrições

Publicado por: Terça, 20 Abril 2021 20:52 393

Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, abre inscrições para o Projeto de Reciclagem denominado de "RCicla", que visa o estímulo ao aprendizado de reciclagem, a conscientização ambiental e a valorização do artesanato ecológico na região.

As inscrições para o projeto estão abertas e podem ser realizadas por telefone ou por mensagem instantânea (whatsApp), através do número (66) 99943-7677. Qualquer pessoa que tenha interesse em artesanato e reciclagem, bem como pessoas que já possuem experiência com artesanato ou artesãos profissionais, podem se inscrever.

A secretária de Meio Ambiente e Turismo, Vitória Oliveira, conta que o projeto tem a preocupação de conscientizar a população sobre a importância de identificar e reaproveitar materiais que estão no lixo e de evidenciar o processo do artesanato como um método prazeroso e terapêutico. Além disso, “é um ensaio para adaptar as pessoas à coleta seletiva”, completou a secretária.

Artesanato reciclável e Covid-19

O artesanato com reciclagem já é usado de maneira empírica no tratamento de pessoas com problemas de saúde, como doenças psicológicas e dependência química. Em Ribeirão Cascalheira, Raquel Cesário Silva, uma paciente que teve Covid-19 , precisou de acompanhamento psicológico durante sua recuperação, teve de utilizar o artesanato reciclável como auxílio no seu tratamento. “Eu ficava muito ligada nos números da doença, no número de mortos, então a psicóloga recomendou que eu ocupasse meu tempo”, conta Raquel.

Depois de adotar o artesanato como método auxiliar de tratamento terapêutico, Raquel relata que percebeu melhora significativa dos sintomas da doença. “Desde que eu comecei, a minha saturação voltou ao normal, meu batimentos estão baixando e voltando ao normal, e eu acredito que muito dessa melhora se deve ao artesanato”, concluiu.