Juntos pelo meio ambiente: Ribeirão Cascalheira fecha parcerias para reciclagem no município

Publicado por: Segunda, 24 Maio 2021 14:05 446

Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação

Neste mês de maio, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira firmou parcerias que visam garantir a reciclagem do material depositado no lixão do município. A primeira delas foi com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (ACAMARA), que se encarrega a partir de então a fazer a destinação correta dos resíduos sólidos descartados em Ribeirão Cascalheira. O acordo entre as partes foi firmado mediante termo de parceria assinado no último dia 17 pela prefeita municipal, Luzia Brandão, e a presidente da ACAMARA, Vanuza Gonçalves da Silva. 

A parceria do município se estende também com os lojistas e empresários do município que aderiram à coleta seletiva, para potencializar o trabalho de coleta da ACAMARA. Entre os estabelecimentos que já apoiam a coleta seletiva estão: Supermercado Agroleite, Agrobrasil, Panificadora Maná, Atacado Morais, Agroboi, Ribernutri, Supermercado Sorriso, entre outros. 

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Vitória Oliveira, a reciclagem no município terá efeito efetivo desde que haja engajamento de toda a população e não somente do poder público: “é uma questão de política pública, mas também é uma questão de consciência ambiental e cidadã”, afirma a secretária.

O projeto de reciclagem é resultado do esforço conjunto entre as secretarias da administração municipal, dentre as quais se destaca a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que idealizou e planejou a execução do projeto; e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, que fornece maquinários e veículos de transporte para viabilizar o trabalho, bem como cede funcionários para operação deles.