Sexta, 02 Setembro 2022 07:46

Regionalização dos serviços de saneamento-Aterro Sanitário

A prefeitura municipal de Ribeirão Cascalheira , por meio da secretaria municipal de meio ambiente e em cumprimento da lei 14.026/2020, conhecida como o novo marco regulatório do saneamento básico, que prevê algumas mudanças de grande impacto para as políticas públicas, como a adoção da regionalização dos serviços de saneamento; a concorrência e a privatização do saneamento básico; a obrigatoriedade contratual de previsão a transposição do lixo é regulamentada pela lei mencionada a cima.

A medida para transportar o lixo do município, foi tomada por conta dos custos elevados que seriam utilizados para manter um aterro sanitário legalizado no município. O aterro sanitário em Água Boa já está em funcionamento desde dezembro de 2020. E está sendo elogiado pelo cuidado e procedimentos de leis que são seguidos à risca, com recebimento e descarte correto do lixo.

Agora, todo lixo produzido em Ribeirão Cascalheira será coletado em caminhões e semanalmente serão transportados para o aterro Sanitário (Saraguaia Saneamento Ambiental).

A prefeita Luzia Nunes Brandão, vice prefeita Isabel Fernandes e secretária de Meio Ambiente Vitória Régia, Estiveram acompanhando a transposição dos resíduos levados para o aterro sanitário, na cidade de Agua boa. Vale ressaltar a importância da parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura através da disponibilização de maquinários.

Para a Prefeita Luzia, o transporte de resíduos sólidos domiciliares para o aterro sanitário, na cidade de Água boa, é um importante projeto que já vinha sendo estudado a tempo e que se concretizou agora. ‘‘Os aterros sanitários são diferentemente dos lixões. São preparados especialmente para essa situação, deixando assim, de contaminar as águas, evitando mau cheiro e a proliferação de animais. Precisamos investir mais em preservação e melhorar assim, a qualidade de vida da nossa população. Foi pensando nisso que decidimos pelo descarte correto do lixo que nós produzimos, e com isso, quem agradece é a natureza’’, finaliza.

O aterro sanitário Saraguaia Saneamento Ambiental que fica localizado a 17 km do centro da cidade de Agua Boa, em uma área de 50 hectares. A área é legalizada e passa por pesquisas e verificações realizadas pelo processo de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais. Além dos procedimentos de verificação, essas pesquisas geraram um plano de controle ambiental composto por programas de monitoramento, que vão controlar todas as questões do meio ambiente, físico, biótico e social. O que garante a segurança da flora e fauna para que não haja contaminação prejudicial para a vida.