Municípios do Estado de Mato Grosso receberam uma alerta da Secretaria de Estado da Saúde que impõe novas regras sobre os testes rápidos de Covid-19

Publicado por: Quinta, 27 Janeiro 2022 15:23 122

 

Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação

Os municípios do Estado de Mato Grosso receberam uma alerta da Secretaria de Estado da Saúde que impõe novas regras sobre os testes rápidos de Covid-19 aplicados na população.

De acordo com o alerta, em virtude da alta demanda de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 e devido a escassez de testes para a realização desses exames, ressalta-se a necessidade de uso racional, seguindo recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de forma a priorizar o seu uso para as seguintes situações:

A partir desta quarta-feira (25), o município de Ribeirão Cascalheira-MT terá novas regras para realização dos testes de diagnóstico da covid-19. A logística passa a focar em pacientes que passaram pelo Centro de Atendimento da COVID-19 do Município, e pacientes com o pedido médico em mãos que esteja manifestando possíveis sintomas, e também nas pessoas que fazem parte de grupos prioritários. O objetivo é garantir o estoque de testes para os casos mais necessários.

A definição tem como base o Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19, do Ministério da Saúde.